Dicas de como deixar sua casa ou seu apartamento mais econômico!

dicas-de-como-deixar-sua-casa-mais-economica

Economia sempre é bom. Faz bem pra para todo mundo, para o meio ambiente, para a saúde e, principalmente, para o bolso!

Quem não quer diminuir as despesas no final do mês?! Todo mundo! Uma conta de luz mais barata, o consumo de água controlado e a nossa contribuição para diminuir os impactos que causamos no meio ambiente!

Começando pelo banheiro, esse cômodo é um dos que mais consomem no nosso imóvel. Não por ser utilizado a todo momento, mas sim por utilizar água e energia ao mesmo tempo, e em grandes quantidades.

Fechar a torneira ao escovar os dentes. A melhor solução pra isso é trocar a torneira comum por uma com temporizador Assim também evita o risco de esquecer a torneira aberta e sair do banheiro.

Quanto à descarga, evite descargas demoradas, e utilize somente o suficiente. As vilãs aqui são as válvulas! O conselho aqui é utilizar válvulas de duplo-fluxo, opções que contam com um botão para líquidos e outro para sólidos. Esse tipo de válvula gasta 3 vezes menos que as normais. Outra opção é utilizar aquelas caixinhas de descarga.

Sobre o chuveiro, escolher um chuveiro que consuma a menor quantidade de energia possível. Aquecedor solar é uma ótima ideia! Procure também por arejadores no chuveiro. Eles misturam ar e água, te dão a sensação de que o volume de água é maior, e você ainda economisa de 10 a 30% de água.

Falando sobre eletrodomésticos, tenha bastante cuidado com as luzes de stand by deles. Eles são responsáveis por 20% total dos gastos. O conselho aqui é retirá-los da tomada sempre que não estiver usando. Além de, claro, antes de comprar verifique o consumo de energia deles.

Ferros de passar, secadores de cabelo, torradeiras, liquidificadores, fornos elétricos e esses eletrodomésticos portáteis são os campeões no consumo de energia. É bom dosar o seu uso e não esquecê-los ligados, caso contrário seu bolso sofrerá.

Na cozinha, o cuidado com a torneira é o mesmo da torneira do banheiro. A geladeira, procure controlar a temperatura para que ela consuma a menor quantidade de energia necessária.

E por último e não menos importante, as lâmpadas! Troque as lampadas incandescentes pelas fluorescentes. Apesar de serem mais caras, as fluorescentes representam um consumo de 75% de energia, uma vez que uma fluorescente de 15W pode substituir uma incandescente de 60W.

Mesmo que sejam mais econômicas, é bom sempre lembrar de apagá-las ao sair do cômodo. Uma alternativa para os esquecidinhos é colocar sensores de acendimento automático.

Esta entrada foi publicada em Dicas, Imóveis e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *