Confira 4 motivos para não ter medo de alugar um imóvel

De fato, usufruir de algo que não é necessariamente seu pode soar confuso, principalmente se você desconhece os seus direitos. Mas, com o devido amparo, alugar pode ser a solução para vários de seus problemas.

Como? Confira os 4 principais motivos:

1 – Você não precisa de um fiador para alugar um imóvel

Foi-se o tempo em que não ter um fiador era condição determinante para abandonar o sonho de alugar um imóvel. Ainda que a fiança seja o meio mais utilizado, o mercado imobiliário já disponibiliza outras formas de assegurar o proprietário.

Resultado de imagem para pessoa pensando

Assim, se você não tiver um amigo de fé, irmão camarada, opções como seguro fiança e título de capitalização, podem não só substituir o fiador como tornar o processo de locação ainda mais rápido.

Há ainda imobiliárias que dispensam a comprovação de renda e minimizam essa burocracia com uma opção que permite utilizar o seu cartão de crédito para assumir as despesas. O valor cobrado no cartão dá maior tranquilidade para alugar imóveis sem se preocupar com outras garantias.

2 – Mesmo que você queira comprar, alugar é uma alternativa

Se você quer comprar seu imóvel, mas ainda está na dúvida sobre localização e perfil, alugar um imóvel irá te permitir conhecer vários bairros, regiões ou mesmo cidades antes de assumir um compromisso de longo prazo. Com a possibilidade de transitar entre diferentes imóveis, você terá mais tempo para conhecer e avaliar os prós e contras de cada um.

Segundo as estimativas, o Brasileiro tem por hábito buscar imóveis no local onde nasceram ou foram criados. Porém, ficar apegado a esta realidade pode não só limitar suas chances como te impedir de conhecer outras opções semelhantes às que você procura e com melhores condições.

Em Belo Horizonte por exemplo, há muitos bairros próximos uns aos outros com perfis parecidos e preços bastante distintos. Dessa forma, ampliando o leque, você pode, por exemplo, alugar um imóvel melhor do que o esperado em um lugar com as mesmas características.

3 – Sua incerteza profissional não é empecilho, é solução!

Tomar uma decisão a longo prazo é sempre mais difícil quando há uma incerteza profissional. Porém, felizmente, se ela existe, alugar um imóvel continua sendo a melhor alternativa.

No geral, os contratos de locação, permitem a rescisão sem multa, caso o profissional seja transferido por seu empregador para atuar em outra cidade.

4 –  A lei também está a seu favor

Ainda sobre os contratos de aluguel, podemos ressaltar que esta é uma ação comum em qualquer negociação independentemente de onde você estiver. Se bem-feita e com o apoio de profissionais idôneos no mercado, ele irá garantir toda a tranquilidade necessária.

Alugar um imóvel com o respaldo de um contrato, por mais simples que ele seja, profissionaliza o acordo, e garante maior responsabilidade aos envolvidos.

Além do contrato, a Lei do Inquilinato (n. 8.245, de 18 de outubro de 1991) que regulamenta o mercado de aluguéis residenciais e comerciais no Brasil estabelece obrigações específicas para locador e locatário, de forma a direcionar a conduta de cada um durante todo o período de locação.

Assim, ainda que você tenha problemas contratuais, com o amparo legal, se o proprietário agir de forma contrária ao que foi pré-estabelecido, esse contrato servirá como ferramenta para um possível acordo.

É claro que alugar um imóvel não é uma tarefa simples, mas, também não precisa ser (e não é) um bicho de sete cabeças!

Fonte: www.casamineira.com.br/blog
Esta entrada foi publicada em Aluguel, Dicas e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *