Confira 5 dicas quando você for comprar sua primeira casa

A vida está cheia de primeiros passos. Seus primeiros passos. Seu primeiro dia de escola. Seu primeiro amor. Seu primeiro emprego. Seu primeiro lar.

Se você deseja sair da casa de seus pais pela primeira vez, sair do aluguel por anos ou compra uma casa com seu cônjuge ou parceiro, comprar seu primeiro imóvel é um grande passo. É preciso muita preparação quando você entra nesta fase da sua vida.

Alugar em vez de comprar uma casa pode parecer o caminho mais conveniente ou mais acessível. Vale a pena fazer alguma pesquisa simples para entender os prós e os contras da compra versus o aluguel. Você pode achar que possuir uma casa é realmente sua melhor opção.

O que considerar antes de comprar a sua primeira casa?

É preciso se fazer algumas perguntas:

  1. Posso pagar?

Comprar uma casa terá um impacto significativo nas suas finanças, então tenha a certeza de que pode lidar com isso.

A aquisição de residências está mais acessível do que nunca e os incentivos, como taxas de juros baixas e o novo crédito expandido, estão atraindo compradores. Mas a compra de imóveis envolve muitos custos iniciais: custos de cartório, adiantamento, móveis novos, despesas de mudança. Você tem dinheiro suficiente?

Crie um orçamento para o pagamento mensal do financiamento e os custos da casa, como a manutenção geral, ou taxas de condomínio se você optar por comprar um imóvel em um condomínio residencial.

  1. Planejo morar aqui por pelo menos cinco anos?

A maioria dos especialistas em finanças pessoais dizem que, a menos que você planeje viver em uma casa por pelo menos cinco anos, provavelmente não recuperará nenhuma das despesas associadas à compra e posterior venda da casa.

Além disso, seus primeiros anos de pagamento de financiamento principalmente pagam os juros, não o seu principal, então você não terá acumulado muito patrimônio em sua casa. Nesse caso pode ser melhor alugar se você espera se mudar nos próximos dois anos.

  1. Com que frequência eu estarei em casa?

Se você trabalha longas horas ou viaja muito, não faz sentido comprar uma casa grande que exija manutenção extensiva. Uma casa de 3 quartos e 2 banheiros com um quintal pode ter o preço certo e ser a sua casa dos sonhos, mas quem cuidará disso? Um condomínio de um quarto, sala e banheiro, por outro lado, requer uma manutenção mínima.

Da mesma forma, estilos de casa em condomínios grandes são lindos, mas precisam de atenção. Uma casa tradicional de menor manutenção funcionaria melhor para você?

  1. Quem vai morar na casa? Isso mudará em breve?

  • A casa vai acomodar a sua família atual ou você pretende formar uma família. Isso não significa que você deve comprar uma casa que é mais do que você pode pagar.

  • Se você é solteiro, mas está pensando em casar em breve, talvez um quarto não seja o suficiente.

  • Se você está recém-casado e planeja ter filhos, um quarto pode não ser suficiente. Principalmente se você trabalha no modo Home Office, você precisa planejar usar um dos quartos como um escritório.

  • Se você é um casal sem filhos e planeja ficar assim, você ainda pode querer comprar uma casa com um quarto de hóspedes.

  • Se você tem um cachorro ou vários animais de estimação, uma casa em um condomínio pode funcionar melhor do que um apartamento em condomínio.

  1. Conheça seus vizinhos e conheça as áreas compartilhadas ou a região que você irá morar

Muitos compradores pela primeira vez tendem a ser jovens profissionais ou famílias jovens que desejam acesso conveniente às artes, cultura, boa comida, compras, vida noturna e atividades recreativas. Por esta razão, os bairros favoráveis ​​aos pedestres são ótimos para aqueles que começam, em áreas urbanizadas revitalizadas ou condomínios novos.

Então você for procurar e escolher a sua primeira residência é bom conversar com quem entende, nossos consultores aqui da Rotina podemos te apresentar diversas opções de apartamentos, casas em condomínio, bairros, tudo o que você precisa para pensar na sua primeira residência. Agende uma visita agora mesmo e vamos conversar sobre as melhores opções para o seu futuro lar.

 

 

Esta entrada foi publicada em Imóveis e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *