Conheça as regras básicas de financiamento

A decisão de comprar um imóvel envolve muitas variantes e pode ser um processo delicioso. Mas nem tudo são flores e uma boa parte deste processo pode ser desgastante e envolver várias pesquisas e escolhas burocráticas.

Fique tranquilo! Compilamos neste post as regras básicas de financiamento imobiliário e por onde começar para tornar mais fácil e bacana a sua busca por um novo lar.

Financiamento: o que você precisa saber antes de tudo

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras para comprar um imóvel. Ele pode ser residencial ou comercial, novo ou usado ou o crédito pode ser usado até mesmo para terminar uma construção/reforma ou comprar um terreno.

A pessoa que deseja financiar um imóvel tem que ter mais de 18 anos, não ter pendências de crédito e comprovar que sua renda total é suficiente para pagar o empréstimo, comprometendo apenas um terço dela.

Por onde começar: siga as etapas

Você atende aos pré-requisitos do financiamento? Então, é hora de pesquisar e pensar nas opções disponíveis no mercado.

Escolha a melhor opção pra você

Pelo próprio site das instituições financeiras é possível simular o seu empréstimo. É importantíssimo analisar esta opção pensando na sua realidade: quais são as taxas de juros, valor suficiente liberado e qual a duração do contrato.

Esta etapa pode ser a mais difícil. Por aqui, nosso trabalho é facilitar esta fase para os nossos clientes, entendendo suas necessidades e oferecendo apoio de acordo com a sua realidade.

Dê início ao seu pedido

Já conhece todas as opções disponíveis e escolheu a que mais se encaixa na sua realidade? Sabe quanto do valor total você vai precisar financiar? Alguns bancos oferecem linhas de financiamento de até 90% do valor do imóvel.

Já sabe todas as respostas para essas perguntas? É hora de comparecer à instituição com seu pedido e apresentar todos os documentos necessários para dar início ao seu pedido. Em um primeiro momento, os documentos necessários são RG e CPF, comprovante de renda, endereço e de estado civil.  Esta etapa pode durar aproximadamente 15 dias.

Análise das informações e de crédito

Normalmente, a instituição financeira tem 15 dias para analisar as suas informações e daquele determinado imóvel que você deseja comprar. É importante lembrar que a documentação do imóvel também precisa estar em dia e correta.

Contrato com ambas as partes

Após a aprovação do seu pedido pela instituição. Ambas as partes envolvidas, você e o seu vendedor, precisam assinar o contrato. Quando o contrato é registrado em cartório, você se torna legalmente o proprietário daquele imóvel.

Motivos que podem barrar o seu financiamento imobiliário

Fique atento aos principais motivos para o seu pedido de financiamento ser negado.

  • As parcelas do seu empréstimo compromete mais de 30% da sua renda total apresentada
  • Pendências de crédito
  • Pendências de documentação tanto suas, quanto do imóvel que deseja comprar.
Fonte: http://www.casasbacanas.com
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *