Desafio da convivência em condomínios: Barulho, animais de estimação e outros assuntos

Centros urbanos cada vez mais cheios de gente, prédios com uma quantidade de moradores que só faz crescer, espaços de convívio limitados. Definitivamente, a rotina de quem vive em prédios é um desafio de boa convivência que precisa ser estimulado de forma positiva sempre que possível.

Para te ajudar na missão de integrar a lista de vizinhos agradáveis, sensatos e de boa convivência, separamos uma série de dicas de gentileza urbana focada em condomínios que são tiro e queda. Serão três publicações, uma por semana e, para começar: Barulho, animais de estimação, crianças e funcionários. 

BARULHO

Possivelmente, o seu prédio possui regras próprias sobre essa questão e, geralmente, elas ficam registradas na Convenção de Condomínio. No entanto, é importante ter bom senso em todas as situações: não é porque você está fazendo uma festa ou conduzindo uma obra no apartamento no horário permitido, por exemplo, que pode fazer o barulho que quiser.

Além disso, fique sempre atento aos possíveis barulhos que o seu animal de estimação pode fazer e limite a bricadeira das crianças, se for o caso, até às 22h.

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Evite ao máximo que o latido do seu PET, por exemplo, perturbe o sossego da vizinhança, e ao entrar e sair com ele do condomínio, o ideal é carregá-lo no colo quando passarem pelas áreas comuns. Se não for possível, use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto. Caso ele faça sujeira pelo caminho, limpe tudo na mesma hora!

CRIANÇAS

Pais e mães são sempre os maiores responsáveis por estabelecer limites para seus filhos. Portanto, se esse é o seu caso, respeite as regras referentes a horários e espaços destinados às brincadeiras, evite que seus filhos gritem ou corram em áreas de grande circulação de pessoas e, no caso dos mais novos, busque sempre acompanhá-los ou deixá-los sob os olhos cuidadosos de um adulto. 

FUNCIONÁRIOS

Independente do cargo e do local de trabalho, os funcionários do seu condomínio são, assim como você, seres humanos dignos de todo o respeito. Por isso, seja cordial e simpático ao cruzar com as pessoas que diariamente deixam o seu prédio limpo, organizado e funcionando em harmonia. Cumprimentar não arranca pedaço!

Além disso, lembre-se: Eles trabalham para o condomínio, não diretamente para você. Então, evite pedir que atendam a demandas particulares.

Fonte: www.netimoveis.com/blog

Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *