O inverno chegou e vamos ensinar você a economizar energia nesse período

A chegada do inverno e a queda nas temperaturas acabam trazendo junto com eles o aumento na conta de energia. Isso ocorre principalmente por causa do uso dos chuveiros elétricos na potência máxima, o que eleva a conta em cerca de 30%. Em épocas de aumento de tarifa, isso se torna ainda mais preocupante. Veja como evitar o desperdício e manter sua conta em um bom padrão mesmo no frio:

  • Tire aparelhos e carregadores de celular da tomada

Aparelhos que ficam em “stand by”, como decodificadores de TV à cabo e televisores, consomem energia mesmo desligados. Retire-os da tomada quando for sair de casa. O mesmo vale para carregadores de celular: sempre retire-o da tomada após o uso.

  • Precisa deixar o computador ligado? Desligue o monitor

Mantenha sempre o computador desligado e fora da tomada quando não estiver em uso. Caso precise executar um download demorado, ou executar uma tarefa que precisa de muito tempo de processamento, desligue sempre o monitor, que sozinho responde por boa parte do consumo desse equipamento.

  • Substitua lâmpadas incandescentes por florescentes ou de LED

Lâmpadas incandescentes já não são mais produzidas e estão cada vez mais raras. Mas até as lâmpadas florescentes podem ser substituídas por outras ainda mais econômicas: as de LED. Considere substituir as suas e veja a diferença na conta.

  • Evite dividir tomadas

Colocar vários aparelhos ligados em uma mesma tomada via “T” ou benjamins ocasiona aquecimento, o que faz com que se perca eficiência na transmissão, fazendo com que você gaste mais energia para fazer a mesma coisa. Portanto, evite fazer isso, especialmente com equipamentos que puxam mais corrente, como torradeiras, aspiradores, micro-ondas, etc.

  • Reduza o termostato da geladeira

O frio faz com que você aumente o termostato do chuveiro, mas por outro lado te dá a oportunidade de reduzir o consumo de outro “vilão” da conta de luz: a geladeira. Nessa época, elas realizam menos esforço para esfriar os alimentos, então verifique a possibilidade de abaixar um pouco a potência do motor.

  • Pratique exercícios físicos antes do banho

Essa dica pode parecer meio estranha, mas a ideia é simples: se você entrar no banho sem sentir frio, vai conseguir ligar o chuveiro em uma temperatura mais baixa, certo? E não existe um jeito melhor de esquentar o corpo do que uma boa corrida, ou qualquer outro tipo de exercício aeróbico. Além de te ajudar a economizar, ainda vai fazer bem para sua saúde.

 

Fonte: https://www.netimoveis.com/blog

Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *