Práticas de Sustentabilidade Dentro de Casa

Sustentabilidade é a palavra do momento na luta por um ecossistema melhor. O termo foi adotado para englobar uma série de práticas, tanto no cotidiano das pessoas quanto em grandes empresas e cidades que visam uma melhor relação com a natureza.

Como uma atitude coletiva, a sustentabilidade pode começar dentro de casa, com uma série de atitudes saudáveis que, embora possam ser consideradas pequenas, se forem realizadas com continuidade e dedicação podem se multiplicar e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Assim, possuir atitudes sustentáveis é o primeiro passo para a garantia de um mundo mais saudável, ainda que nem todas as pessoas façam o mesmo.

A sustentabilidade em casa pode começar com consumos mais controlados de água, luz e lixo. O consumo sustentável de alimentos e produtos, além de diminuir o volume de lixo, ajuda na economia das despesas mensais da casa. Uma alimentação saudável, composta de frutas, legumes e verduras e menos de alimentos industrializados, como produtos congelados, é um excelente exemplo de atitude sustentável, visto que mesmo o lixo de frutas pode ser usado como adubo natural.

Quanto à água e à luz, as práticas de sustentabilidade devem ser diárias. É importante evitar deixar as torneiras abertas enquanto lava-se a louça ou escova-se os dentes, pois isto gera um gasto desnecessário de água. Evite também banhos demorados, ou tenha o controle da água em cada momento do banho.

Com relação à luz, evite manter certos aparelhos, como televisores e rádios, ligados por muito tempo, bem como lâmpadas em lugares que são claros a maior parte do tempo. A maioria do consumo de energia provém de itens que ficam ligados demasiadamente, exceto em caso de eletrodomésticos que precisam estar sempre ligados, como as geladeiras.

Fonte: Práticas Sustentáveis
Esta entrada foi publicada em Acontece e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *