Prefeitura intensifica combate à dengue em Uberlândia

A proposta do “Uberlândia Contra a Dengue”, conjunto de ações de prevenção e controle realizado pela Prefeitura Municipal visa intensificar e aprimorar o combate ao mosquito transmissor da doença. Estas e outras medidas foram apresentadas em uma reunião para a população presente, no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo. O evento teve como objetivo conscientizar toda a comunidade para evitar a proliferação do inseto.

Fizeram parte da programação palestras sobre o trabalho realizado no município e queda dos índices de infestação, bem como também a distribuição de material educativo e mudas de citronela (planta aromática que tem efeito repelente contra mosquitos e borrachudos). Profissionais da saúde, autoridades e representantes de diversos segmentos puderam ainda tirar dúvidas dos presentes.

“As ações realizadas em nossa cidade são efetivas e fizeram com que Uberlândia registrasse queda de 66% nos índices de casos confirmados da doença neste ano. A reforma feita no Centro de Controle de Zoonoses, a contratação de mais agentes para o Programa de Controle e Combate à Dengue e a execução de atividades específicas são apenas algumas das formas em que aplicamos os recursos”, apontou o prefeito Odelmo Leão.

Neste ano, os agentes do Programa de Controle e Combate à Dengue realizaram mais de 1,5 milhões de ações de vigilância na cidade. Um aumento médio de 77% em relação ao que foi realizado há seis anos.

Estas e outras medidas fizeram com que resultado positivo fosse conquistado. Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação para Aedes aegypti, realizado em Outubro, apontou que Uberlândia tem um índice de 1,1%.

Veja alguns números da dengue em Uberlândia:

– Queda de 66% nos casos confirmados da doença em 2011;

– Índice de Infestação para Aedes aegypti em Uberlândia: 1,1%;

– Em 2005, 97 agentes realizavam as atividades do Programa de Controle e Combate à Dengue. Atualmente, 479 servidores percorrem todos os bairros do município;

– Fatores que contribuíram para a manutenção dos indicadores positivos:

Mais de 9 milhões de visitas

  • Vedações de caixas d’água
  • Recolhimento de pneus
  • Projetos de educação em saúde desenvolvidos em escolas e empresas do município

– Cerca de 868 mil atividades foram executadas no município em 2005. O aumento médio para este ano, é 77%, com mais de 1,5 milhões de ações de vigilância realizadas.

 

Fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/?pagina=agenciaNoticias&id=1492
Esta entrada foi publicada em Acontece e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *